II- Tema de pesquisa: uma escolha ética

Como professora  busco orientação que me guie no aprendizado do ensino em duas escolhas que são centrais na metodologia de pesquisa e na filosofia, disciplinas que leciono. São elas a questão e o problema filosófico. Por questão busco compreender quem fala e o que fala e como fala; e compreender o problema diz respeito a conhecer os modos como as coisas se dão. É o Como, que nos impulsiona para a ética do que se apresenta. Fala sobre o funcionamento da coisa que impulsiona o discurso que se apresenta. Ou seja, se trata da ética porque é o sentido, é a síntese dos motivos que se levam a criar discursos, seja qual  forma que ele se apresente.

Se formos falar mais de perto sobre o que é a  ética podemos dizer que ela se estica no fio da vida, daquilo que pensamos como vida quando se faz no tempo, que vira rotina, cultura, hábito. Por isso a ética é a perpetuação, a repetição, é a afirmação ao mesmo tempo que se opõe ao que lhe fere os princípios, isso tudo composto é o significado.

Portanto, o tema logo ao ser eleito, já se torna alvo de apreensões, pontos de vistas, interpretações. A cada estudante sugiro então que ele se torne consciente de que é sujeito de fala, ou dito de outra forma, possui ou tem a possibilidade de tecer o enredo, e as verdades são totalidades ea formas de pensamento.

Exprimir-se é dar voz a muitos sujeitos, incorporados no discurso se afinam a ele ganhando pertencimento de quem fala. Sua voz faz a coisa existir, sua repetição a legitima no contexto social. E disso se faz tantas perguntas filosóficas as mais diferentes sociedades, com a pergunta “como representantes da humanidade representantes do berço da sociedade mais civilizada da Europa pode ter feito o holocauto?” pergunta o representante dos judeus sobreviventes no Brasil. A questão se faz então um modo de pensar, ela é engendrada, produzida, dentro de um discurso de ética.

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s