Falando de enfrentamentos e apatias sociais

1. Pensando na sociedade e na coesão das lutas sociais: o porquê na sociedade alguns partem para os enfrentamentos e manifestações de seus desejos; outros se estagnam, conscientizados ou alienados em relação ao social;
2. Um plano filosófico: Pensar os enfrentamentos e as apatias pelo viés filosófico NECESSÁRIO POSSÍVEL e IMPOSSÍVEL;
3. PROBLEMA: Quando nos é permitido preferimos viver em segurança e bem-estar, se assim é vivemos uma realidade dotada de NECESSÁRIO, pois temos a condição mínima de subsistência física e emocional. Se além disso podemos almejar melhorias sociais e qualidade de vida, temos mais que o NECESSÁRIO, temos uma realidade que é POSSÍVEL lutar por uma existência melhor. Mas se não temos a condição mínima e primordial qual será a base dessa luta?
3. HIPÓTESE: Quando por um motivo ou outro a vida não corresponde com o NECESSÁRIO, com o básico como a dignidade humana, a luta já está no campo do IMPOSSÍVEL.
Se não se tem o NECESSÁRIO já não se tem nada, nem justiça, nem democracia, nem direitos humanos. Não dá para se ter e não se ter ao mesmo tempo o POSSÍVEL: ou se tem vida digna ou não se tem.
***
No atual quadro de instabilidade política e atentados contra a população brasileira causando insegurança e medo em toda uma nação, podemos dizer que não existe a vida potencialmente POSSÍVEL com abertura suficiente para a igualdade social.
Com isso o território de luta está situado no plano do IMPOSSÍVEL, pois na sociabilidade codificada e esvaziada de sentido o POSSÍVEL está morto, por apatia e por falta de empatia. Quem deixaria seu lar para lutar pelo outro que está sendo engolido? Quem colocaria em risco a própria vida para lutar pelo existência da vida do outro que está sendo massacrada?
Só aquele que sente a sombra do medo sob suas portas; que vê a vida do outro subjugada como uma vida que está sendo morta, manipulada, controlada, humilhada apenas antes da sua.
O IMPOSSÍVEL é o que queremos. Pois já nos foi tirado a dignidade do POSSÍVEL.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s