Quando produzir juntos se torna um ato de resistência

 

A elaboração de um viver coletivo acontece quando a partir de um exercício de livre desprendimento de si mesmo nos organizamos ao entorno de uma afinidade, de um bem, no nosso caso um bem imaterial e criativo, a música e a sua produção.

Estamos juntos ligados por esse desejo de fazer nossa produção prevalecer no cenário capitalista ainda que ausente de suas correntes e prisões do consumo. Como não necessitamos de lucro cada ação nossa ao envolver o nosso viver coletivo é feito apenas para a sua própria subsistência e manutenção de nossa estrutura.

Por isso os laços de afinidade e confiança são o que nos mantém. E aí é que está toda diferença em ser punk, ao meu ver. Nosso agir se torna um agir político. O nosso comportamento ganha  força política de resistência a partir de como nos apresentamos a nós mesmos, como nos tratamos e nos cuidamos, como nos respeitamos e nos valorizamos.

É a partir dessa ideia de cuidado com o nosso agir coletivo e não egoisticamente que está toda diferença entre nós, punks,  e o resto do mundo envolvido na disputa do ganhar em cima do trabalho do outro e na competição do mercado de trabalho.

Nosso estar juntos é assim um ato político em todos os sentidos: na diferença que fazemos em relação ao como nos tratamos e como nos respeitamos no melhor sentido da palavra (respeito pela vida, respeito pela diversidade, respeito pelo ponto de vista do outro) e é essa diferença que irá, pouco a pouco, começando em pequenos núcleos como o nosso que se encontra na Batcaverna, uma micro-resistência, e se reproduz na sociedade tentando transformá-la a partir de dentro. Só assim é possível ser coerente, ou seja fazer valer o que se diz a partir do que se faz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s